Degarupa na Califórnia – Parte 5 – Napa Valley, suas vinícolas e cidades
Napa Valley é a região da Califórnia onde está concentrada uma grande variedade de vinhedos e vinícolas. A região é composta por seis pequenas e charmosas cidades que podem ser conhecidas em poucas horas de passeio. Lá são produzidas as uvas zinfadel, que são consideradas patrimônio nacional.
Entre as cidades várias vinícolas que estão sempre abertas para visitação gratuita. Todas elas possuem passeios pagos onde se pode fazer degustação de seus principais vinhos e conhecer um pouco sobre o processo de produção. Porém, como é uma região muito visitada, deve-se fazer a reserva com antecedência diretamente no site da vinícola.
Confesso que foi difícil demais escolher uma vinícola para visitar, pois cada uma possui sua peculiaridade. Procurei colocar no roteiro diversas opções para escolhermos na hora. Afinal, de moto não dava pra fazer o tour de degustação.
Por isso, optamos por passar por algumas vinícolas para conhecer a arquitetura.
Vinícola Domaine Carneros
Foi nossa primeira parada. Fica um pouquinho antes de chegar na cidade de Napa. Possui um lindo casarão em estilo francês, no alto de uma colina. Essa casa é especialista em espumantes e estava bem cheia. Dessa forma, quem quiser fazer o passeio deve fazer a reserva no site com bastante antecedência (Domaine Carneros).
Primeira cidade: Napa
É a maior das cinco cidades e a que dá nome a região por estar às margens do rio Napa.
Segunda cidade: Yountville
Uma cidade cenográfica muito bonitinha e repleta de restaurantes lindos e aclamados, inclusive com estrelas Michelin.
Terceira cidade: Oakville
É tão pequena que se você passar muito rápido nem vai perceber que esteve lá.
Quarta cidade: Rutherford
Nessa cidade são produzidos os Cabernets do Vale de Napa.
Vinícola V. Sattui
Logo depois de Rutherford chegamos na vinícola V. Sattui. Ela foi fundada em 1885 e possui um diferencial em relação as outras: uma área para pic-nic. Em seu mercado , pode-se montar um cesta repleta de guloseimas, escolher um dos vinhos produzidos na casa e aproveitar a área externa. São várias mesinhas de madeira e áreas gramadas disponíveis para os visitantes. Os vinhos dessa vinícola são cultivados de forma sustentável e vendidos exclusivamente na adega.
Quinta cidade: St. Helena
Os quatro quarteirões da cidade são repletos de lojas de decoração e vestuário, galerias de arte e restaurantes.
Sexta cidade: Calistoga
Cidade com jeito de “faroeste”, com muitos cafés. É a mais distante do vale.
Nosso Hotel
Ficamos hospedados no Springhill Suites em Napa. O hotel é bem grande, com cara de resort, possui quartos amplos com ante-sala, piscina e um spa quente muito gostoso . Faltam os serviços de resort, como por exemplo, um restaurante. Além disso, era bem distante do murmurinho do vale.
Dica de hospedagem: Da próxima vez vou ficar em Yountville! Os hotéis são mais caros e devem ser reservados com muita antecedência. No entanto, para quem quer curtir a noite é a melhor opção.
Deixe uma resposta